segunda-feira, 30 de abril de 2012

Pele sensível: cuidados e maquiagens especiais


Mulher passando hidratante
Cerca de metade das mulheres brasileiras já sofreram com sensibilidade extrema na pele algum período na vida. Mas você sabia que a pele sensível não é um estado permanente? É possível ter pele oleosa e passar um período sensível, por exemplo. Com cuidados especiais no dia a dia, e na hora de se maquiar, fica fácil reverter esse quadro. Confira nossas dicas!

O que é uma pele sensível?

Sua principal característica é ficar vermelha com facilidade. Além de reagir de forma rápida ao calor, frio e vento, também sofre com o ressecamento. Por ser fina e delicada, ela também costuma ser bastante alérgica e parece estar sempre quente, ardendo e pinicando. Mudanças climáticas, cosméticos e até fatores emocionais, como o estresse ou timidez, a afetam muito.

Cuidados específicos

Se você se encaixa nessa parcela da população, deve consultar um dermatologista para descobrir qual o seu grau de sensibilidade. Isso porque a sensibilidade e vermelhidão quando não tratada pode causar até mesmo rosácea (doença vascular inflamatória crônica).

"Pessoas com pele sensível devem evitar os agentes irritantes, usar filtro solar e hidratantes oclusivos diariamente", indica o dermatologista Valcinir Bedin.
Mulher passando maquiagem

Maquiagem é aliada

Segundo o médico, as mulheres podem - e devem - usar maquiagem como camuflagem. É preciso apenas tomar cuidado com os cosméticos utilizados. "Uma boa dica é testar o produto em uma pequena área do rosto para certificar que ele não vai causar irritação na pele", ensina.

Bedin recomenda usar produtos em pó (eles possuem menos conservantes), base com silicone na fórmula e evitar cosméticos à prova d’água (já que para retirar o cosmético será preciso um solvente que pode irritar a pele). Delineadores líquidos (que contém látex) também não são muito bem-vindos, prefira lápis.

E muito, mas muito cuidado com cosméticos velhos. Fique atenta no prazo de validade e no armazenamento correto dos produtos, ok?

Truques caseiros

Algumas dicas caseiras podem aliviar a vermelhidão e formigamento da pele sensível, como óleos essências de camomila, lavanda, neroli, rosa ou sândalo. Compressas geladas de chá verde funcionam como anti-inflamatório e ajudam a acalmar irritações.

8 horas de sono por dia também são grandes aliadas, pois a pele precisa de no mínimo 6 horas de descanso por dia para se regenerar. Nada de banhos muito quentes (eles desidratam a pele), não se esqueça do hidratante todo dia e faça as pazes com a sua pele!
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/beleza/reportagem/pele/pele-sensivel-cuidados-maquiagens-especiais-593902.shtml

A base ideal para cada tipo de pele


Sem pele bem preparada, nada feito: nem a melhor sombra nem o batom mais poderoso asseguram um make de qualidade. Aprenda então a escolher a base ideal para a sua pele e transforme seu rosto na tela perfeita para uma produção impecável.

Afine o tom

1. Branquinha
Mulheres com a pele mais dourada devem optar por nuances beges levemente amareladas. Já as mais claras devem escolher uma base bege com reflexos ligeiramente rosados.
2. Morenas e negras
Fuja dos marrons acinzentados. Os marrons quentes são os mais indicados. Os bronzants sem brilho podem ser usados como substitutos da base.
3. Morenas claras
Mulheres morenas claras podem usar uma base bege média amarelada. Já as morenas com um toque azeitonado na pele devem escolher um tom bege médio com esse reflexo.
4. Orientais
As orientais obtêm um resultado mais refinado quando optam por beges ligeiramente amarelados - eles rebaixam o tom amarelo da pele com sutileza, mantendo sua naturalidade.

Acerte na textura

Em pó
Prática, é perfeita para carregar na bolsa. Indicada se a pele é normal ou oleosa.
Stick
Mais firme, funciona quase como um corretivo, sendo ótima para dar os retoques finais ao make.
Spray
Proporciona uniformidade, mantendo a leveza da maquiagem.
Líquida
Espalha fácil e deixa o rosto úmido e fresco. É perfeita para peles secas ou normais.
Musse
Ideal para quem tem pele oleosa, anula o brilho sem deixar o visual pesado.
Compacta
Companheira adequada para peles com marcas e manchas, proporciona bastante cobertura.
Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/beleza/reportagem/maquiagem/como-escolher-base-ideal-cada-tipo-pele-629088.shtml

A maquiagem ideal para pele oleosa


Destaque da Matéria

Make lindo em 7 passos


Passo 1: Limpeza Lave e hidrate o rosto para facilitar a boa fixação da maquiagem na pele.

Passo 2: Base Use um produto sem brilho e sem óleo: pode ser em bastão, musse ou líquido.

Passo 3: Corretivo Para esconder manchas, olheiras e vasinhos, use corretivo em pó ou bastão.

Passo 4: Pó facial Dê preferência ao mineral, que deixa a pele parecendo veludo. Aplique com pincel e não esponja (ao ser esfregada, ela estimula a produção de gordura).

Passo 5: Sombra Quanto mais seco for o produto, melhor a fixação na pele oleosa. Por isso, invista em sombras compactas em pó e de longa duração.

Passo 6: Blush
O melhor produto para esse tipo de pele é em pó - a versão cremosa deixa o rosto ainda mais oleoso.

Passo 7: Lápis ou delineador Use delineador à prova d'água ou, se preferir, lápis traçado rente aos cílios, e não na parte interna dos olhos. Esfumace com pincel ou cotonete.

O jeito certo de limpar o rosto


- Lave com um sabonete específico para pele oleosa, só pela manhã e à noite.
- Resista à tentação de lavar o rosto mais vezes: isso aumenta a oleosidade.
- Passe um tônico à base de álcool, que reforça o combate à gordura.
- Pele oleosa precisa de hidratação, com produtos em gel, sem óleo.
   Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/beleza/reportagem/maquiagem/maquiagem-ideal-pele-oleosa-613672.shtml

Moda: As 10 tendências outono inverno 2012

ik8i8
A temporada de moda outono-inverno 2012 vem ai, já temos uma noção de como será a estação mais fria do ano. As tendências apontam um inverno de tonalidades escuras, roupas mais sóbrias e estampas misturadas.

Confira abaixo 10 tendências apontadas pelo Portal Monte Sião.

Cores - Pode ser redundância falar que o preto mais uma vez será a cor rainha do inverno, mas pelo menos é essa a proposta das grifes. Vem também marrom, bege e nude. Para quebrar a sisudez, o laranja escurecido ou ferrugem aparecem, ao lado de tonalidades azuis ou puxando para o bordô. Para iluminar, brancos, pratas e dourados.

Brilho - O rico trabalho artesanal vem em aplicações brilhantes, muitas delas formando desenhos sobre as roupas. Tecidos metalizados e couros trabalhados com brilho também surgiram, assim como fios brilhantes que enfeitavam algumas peças sobre sutis transparências.

Quentinhos - Os tricôs em casacos, vestidos, blusas e saias, ora mais pesados, ora mais leves, da movimento aos looks. Lã mescla, xadrez e tweed também estarão presentes em várias coleções.

Comprimentos - Curtos e muitos longos, mas parece que a altura até o joelho - um pouco mais para cima, ou levemente abaixo - será o comprimento da estação.

Silhueta - Os anos 20, com os vestidos retos e cintura deslocada para o quadril deram as caras, tendência mostrada nos desfiles internacionais de verão. Nada vem muito justo e sensual, mas quase tudo tem movimento. Há também uma queda para algumas silhuetas arredondadas. A cintura alta se mantém em alta, com calças e saias usadas com cintos. Sobreposições e mistura de pesado e leve também formam belos looks.

Transparência - Para o inverno 2012, as grifes apostam também nas transparências em partes das roupas, que podem receber aplicações e bordados. Mas sempre há um lado opaco para contrapor.

Estampas - Flores ainda se mantêm no próximo inverno. Muitas surgem não desenhadas, mas aplicadas sobre as peças, formando delicados relevos. A geometria também é forte, misturando cores, como várias tonalidades de marrom, ou contrastando, como o preto e o branco, ou azul e branco. E tem também animais e ilustrações diversas. Anote: tudo pode ser usado junto, desde que com harmonia.

Peças - Aposta certa são os casacos ou casaquetos de lã tweed ou tricô. A história de ter peças ecléticas para vários looks foi bem nítida nos desfiles mineiros. Tais peças, então, podem vir com saias, vestidos, calças e camisas.

Detalhes - Peles, franjas, rendas, aplicações, fitas amontoadas, lã esgarçadas enfeitam as roupas, algumas cortadas a fio (como se não tivessem sido finalizadas), enfeites engraçados e maxi acessórios, que funcionam como parte da roupa, tiram o ar minimalista das coleções.

Nos pés - Os saltos altos ganham o inverno. E as plataformas altíssimas, ora retas, ora tipo anabelas são os pontos fortes da estação mais fria. Bicolores, enfeitados, brilhantes... Não, os sapatos não são nada básicos, mesmo os escarpins mais clássicos vêm com aplicações e bordados.

Fique por dentro da monda! Aqui em nosso nosso portal, você encontra as melhores tendências. Veja nosso Guia de Malharias e boas compras!
  Fonte: http://www.portalmontesiao.com.br/noticias/as-10-tendencias-outono-inverno-2012

GUIA DE MAQUIAGEM: dicas para quem tem pele negra


Pele intensa pede a companhia de cores fortes. Você pode usar e abusar de tons vibrantes para ressaltar seu colorido natural.
Para quebrar a cor escura da face, adote um blush de nuance impactante, como o vermelho-queimado, o rosa-escuro, o vinho e o marrom. A dica de uma base sem pigmentos acinzentados, a mesma recomendada para a morena, vale para você. Além da amarronzada, tente a chocolate, mais fria.
Ponto forte
Faça a diferença e invista em sombras com tons frios intensos, como o roxo, o azul-escuro e o ameixa, combinados com batom cor de boca ou rosado. Os batons de tons amarronzados e bronze, porém, criam looks clássicos.
Fontee: http://modaspot.abril.com.br/beleza/beleza-maquiagem/beleza-maquiagem-guia/guia-de-maquiagem-dicas-para-quem-tem-pele-negra

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Não deixe a maquiagem envelhecer você

Fonte: Thinkstock
Quando você era criança, uma de suas brincadeiras preferidas era pegar as maquiagens da sua mãe e se pintar para parecer mais mocinha (mesmo que, na verdade, o resultado final fosse de um palhaço)? A maquiagem faz parte da vida de todas as meninas desde pequenas, sendo que ela tem um alto poder de transformação e deve ser usada com sabedoria para não criar um visual errado.
Quando a mulher é mais jovem, a maquiagem é um trunfo usado para parecer mais velha. Já quando atingimos certa idade, o make pode e deve ser usado como um aliado para proporcionar uma aparência mais jovial.
Se você acha que o seu make está lhe deixando com o visual envelhecido, é preciso ficar atenta a alguns pontos que estão causando isso. Por exemplo: pesar a mão na base e usar muito lápis preto nos cílios inferiores são alguns dos erros cometidos.
Fonte: Thinksotck
Além disso, uma pele ressecada e maltratada também contribuiu para que a maquiagem não tenha um bom efeito. É necessário cuidar bem da epiderme com esfoliação, tonificação e hidratação com produtos adequados. O uso do filtro solar é imprescindível para prevenir danos na pele, valendo para mulheres de todas as idades. Tomando esses cuidados, o make será bem aproveitado e trará um resultado mais saudável e bonito.
Além desses fatores, na hora de se maquiar é importante seguir alguns truques importantes, que valem muito na hora de ficar mais bonita, sem que a maquiagem envelheça a sua aparência. Confira abaixo algumas dicas valiosas que o TodaEla separou para você e quais erros evitar:
  • Não aplique lápis preto nos cílios inferiores. O uso do produto dessa forma pode deixar os olhos mais caídos e menores, além de atrair a atenção para olheiras, flacidez e linhas de expressão. Prefira usar o lápis (preto ou marrom) na pálpebra superior como um delineador, realçando os cílios com rímel. Assim você levanta o olhar, fazendo os olhos parecerem maiores e destacados;
Fonte: Thinkstock
  • Não exagere na base, deixando o efeito “reboco”. Não tem como ficar bonita com aquele visual de “massa corrida” na pele, não é verdade? Tenha você 15, 20, 30 ou 40 anos, seja qual for a sua idade, pesar a mão numa base muito densa não é legal e envelhece demais a aparência. Para um look mais suave e jovem, hidrate a pele normalmente, use um primer (se necessário) e prefira uma base mais fluida e translúcida. Espalhe bem o produto com a ajuda de uma esponjinha, observando atentamente se a pele ficou homogênea e natural;
  • Use o corretivo com moderação. Utilizar muito corretivo nas olheiras, por exemplo, pode criar uma camada grossa do produto, que acabará ficando marcada, chamando ainda mais atenção para a imperfeição. Aplique o produto com leves batidinhas para um efeito mais suave. Lembre-se também de não escolher um tom muito mais claro do que o da base para não ficar com o visual “panda”;
Fonte: Thinkstock
  • O uso de muito pó também causa um visual pesado, formando linhas nas áreas expressivas do rosto. E não é isso que você deseja, certo? Passe apenas umas pinceladas leves para tirar o brilho da pele;
  • Fique atenta a cor da sua base. Não utilize uma tonalidade muito mais clara do que o tom da sua pele. Isso envelhece e cria o efeito “máscara” ou mesmo o “fantasma”, que é pior ainda... Muita gente só se dá conta do erro depois de ver alguma foto assustadora do visual de cara branca. Então, não arrisque e use a base que combine com o seu tom de pele;
  • O uso do blush deve ser suave e natural. Evite marcar demais o rosto com o produto com traços fortes que vão das têmporas até as bochechas. Isso só funciona em desfiles e editorias de moda. Para o dia a dia ou mesmo em produções de balada, o blush aplicado levemente nas maçãs do rosto com cores mais neutras é a opção mais acertada, deixando o visual saudável, jovem e elegante. Prefira tons como o rosa queimado e o pêssego;
  • Apesar de ser ótimo para levantar o olhar, o uso da máscara de cílios deve ser moderada, pois em grande quantidade o produto pode acabar ressaltando linhas de expressão e deixando o olhar pesado. Não exagere nas camadas e passe o suficiente para dar um destaque à área. Rímel aplicado exageradamente também pode deixar bolinhas e engrossar demais os cílios, o que prejudica o visual;
  • O delineador é um bom aliado para deixar o olhar mais bonito. Prefira as versões em pó para serem aplicadas com pincel chanfrado. Assim você controla melhor a quantidade e o produto não irá pesar nas pálpebras;
Fonte: Thinkstock
  • As sobrancelhas também merecem destaque, mas sem exageros. Realce-as levemente com uma sombra do mesmo tom dela, apenas para cobrir possíveis falhas e marcá-las de forma discreta e elegante;
  • Apesar de serem tendências fortes de maquiagem atualmente, as sombras de tons brilhantes e metalizadas podem envelhecer o olhar, ressaltando mais as linhas e a flacidez das pálpebras. Prefira sombras opacas e matte de tons mais neutros. Para dar uma levantada no olhar e iluminar, uma sombra clara (nude ou creme) logo abaixo das sobrancelhas também é uma boa dica;
Fonte: Thinkstock
  • Na hora de escolher um batom que deixará seu visual mais jovem, deixe os escuros e metálicos de lado e prefira os mais neutros, como os rosados, de tons terrosos e nude, com um toque leve de gloss para aumentar os lábios.
Seguindo essas dicas, você pode aproveitar o melhor da maquiagem, que é deixá-la ainda mais bonita e jovem. O importante é respeitar o perfil de sua idade e usar a maquiagem sem exageros, a fim de valorizar a sua beleza natural.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/maquiagem/nao-deixe-a-maquiagem-envelhecer-voce

Cacheado para balada

Este penteado é bem simples e rápido de fazer e é perfeito para quem quer sair para balada, dançar a noite inteira e não estragar o penteado. Seja com cabelos lisos, ondulados ou cacheados, a franja acaba sempre sendo um problema a longo prazo. Ela cai no olho, você sua, ela gruda na testa e começa a ficar feia e atrapalhar. Pois agora você vai aprender a evitar esse problema.
O primeiro passo para um penteado bem elaborado é definir os cachos. Você pode usar o difusor, passar cremes ativadores de cachos, ou se tiver um pouquinho mais de tempo e paciência usar o babyliss para defini-los. O tamanho dos cachos é você quem define, lembrando que quanto mais irregulares, mais moderno será o seu visual final. Separe grampos e mãos a obra.
Passo a passo:
  • Com os cachos definidos, você deve separar a franja bem do centro da cabeça e desfiar os fios;
  • Puxe a franja para cima e com um pente fino penteie as camadas de cabelo com um pente;
  • Ajeite franja para trás, mantendo um pouquinho o volume e prenda o cabelo com grampos bem escondidos. A franja precisa ficar bem fixa.
  • Aplique spray no cabelo todo para segurar os cachos, e use as mãos para dar forma ao cabelo;
  • Aproveite também para puxar e abrir alguns cachos com os dedos e deixar o cabelo mais solto e menos comportado;
  • E você está pronta para arrasar com seus cachos.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/passo-a-passo--5/cacheado-para-balada

Dicas para as baixinhas: aprenda a alongar a silhueta

As baixinhas famosas que esbanjam estilo. Fonte: Getty Images
Qual mulher baixinha nunca passou vontade em frente a uma vitrine com sapatilhas ou saias longas? Afinal, desde crianças todas nós aprendemos que aquelas com menos de 1,60 de altura devem passar longe dos sapatos sem salto e dos longos comprimentos. Mas não precisa ser assim.
As pequenas mulheres podem, sim, estar na moda - independente do tamanho da plataforma. O segredo está na combinação certa das peças, cores e acessórios. Seguindo pequenos truques, é possível alongar a silhueta, parecendo mais alta e magra, e ainda aproveitar os benefícios que esse tipo de corpo traz: as baixinhas sempre parecem mais jovens.
Além disso, quem disse que ser alta é melhor? Atrizes como Sarah Jessica Parker, Audrey Tatou e Rachel Bilson sempre esbanjam estilo, mesmo com as pernas mais curtas.
Assim, confira as dicas a seguir, veja quais combinam mais com seu estilo e faça com que o seu armário favoreça suas melhores características.

Como alongar a silhueta?

Um truque genérico e fundamental para conquistar looks que vão deixar você com uma aparência longilínea é acertar a cor.
Produções monocromáticas criam uma linha horizontal no visual, alongando-o. Mas não é preciso vestir a mesma cor dos pés à cabeça. Coordene as peças sempre com base em um mesmo tom (claro ou escuro). Dessa forma, alterações bruscas de cores não vão criar cortes verticais que achatam a silhueta.
Outra forma de conquistar um visual alongado é utilizar lenços soltos que caem em pontas na vertical ou estampas com listras verticais e finas. Em contrapartida, fuja de babados, laços ou figuras infantilizadas, para não passar uma impressão errada com a produção.
E se quiser marcar a cintura seguindo a tendência ladylike, prefira looks cinturados logo abaixo do busto.

Acerte na escolha da parte de cima

Para parecer mais alta, preste atenção ao tipo de decotes de suas blusas e casacos. Modelos em formato V alongam o pescoço e dão a impressão de magreza que, consequentemente, deixa você mais longilínea.
Opte ainda por peças que chamem a atenção para a região do colo e dos ombros, para desviar o foco da altura. Bons exemplos são as golas trabalhadas, mangas amplas e tecidos diferentes.
Esse truque não se adequa, no entanto, para aquelas com peitos maiores. Nesse caso, prefira cores mais escuras para compor a parte de cima do visual, além de peças como coletes com modelagem simples e masculina para dar o toque final a camisetas ou tops.

Comprimentos menores, aparência longilínea

Para as baixinhas, os modelos de saias e shorts mais indicados são os curtos ou minis. Isso porque quanto mais pele fica à mostra, mais alta você tende a parecer. Porém, se suas pernas não estão na forma ideal, o importante é não ficar no meio termo: opte sempre por peças com comprimento logo acima ou abaixo do joelho ou então abaixo do tornozelo.
Isso significa que as mulheres pequenas podem, sim, usar a saia longa. Mas vale reparar nos detalhes na hora de escolher. Prefira aquelas com tecidos mais pesados e em formato de A. Outra dica é usá-las com supersaltos, que ficarão escondidos, dando a impressão de que você é mais alta.
Aquelas que quiserem usar saias e shorts curtos no inverno podem aproveitar a cor da meia-calça também para alongar a silhueta. O truque é usar sempre as mais escuras ou no mesmo tom do calçado.
No caso das calças, escolha sempre modelos retos de cores escuras (principalmente aquelas com quadris maiores). A tendência das calças curtas não favorece as baixinhas, pois elas ficam acima do tornozelo. Mas se você não resiste a esse tipo de roupa, escolha peças com a boca mais aberta e modelagem reta, usando sempre em looks monocromáticos e sapatos que deixem o peito do pé à mostra, como as sapatilhas.


Fonte: Reprodução/Morgan J.

Qual o sapato certo?

Nem só de salto alto vivem as baixinhas. Determinados tipos de plataformas inclusive pesam no visual e achatam a aparência.
O segredo está em quanto o sapato esconde seus pés. Quanto mais alta for a gáspea (parte da frente que cobre os dedos) do calçado, mais baixinha você vai ficar. Por isso, tênis, botas e oxfords não são aconselhados.
Em contrapartida, as temidas sapatilhas estão liberadas. Isso acontece porque a região do pé que fica à mostra é visualmente agregada à perna, o que dará a impressão de que você é mais alta.
Para driblar o efeito dos sapatos fechados, abuse de modelos cor da pele ou então suba o comprimento da roupa.
Já as botas merecem atenção especial. Em geral, a regra é escolher modelos com cano perto joelhos ou então no tornozelo, que são as ankle boots.
No caso das botas de cano alto, o segredo é usá-las com blusas chamativas que desviam o foco dos pés e com comprimento três dedos abaixo do joelho, principalmente para colocá-las por cima da calça.

O acessório também faz a diferença

Na hora de dar o toque final ao look com os acessórios, as baixinhas devem tomar cuidado. Tudo aquilo que é grande para as mais altas ficará ainda maior para você, achatando-a.
Assim, opte por brincos, colares e cintos médios ou pequenos. A bolsa deve ter alças longas, de preferência, e não ter tamanho máxi, para que você não fique escondida enquanto a carrega.
Vale ainda a dica de valorizar o rosto com uma maquiagem poderosa e brincos grandes: dessa forma, será difícil alguém reparar na sua altura.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/street-fashion/dicas-para-as-baixinhas-aprenda-a-alongar-a-silhueta

O vestido de formatura perfeito para você

Os looks de celebridades sempre são boas inspirações para escolher um modelo - Fonte: Getty Images
Seja para comemorar a conclusão do Ensino Médio ou da universidade, o baile de formatura é sempre um evento cercado de expectativas. Neste grande dia, a formanda deseja comemorar os seus anos de estudo ao lado de seus amigos, sua família e, é claro, aproveitar cada minutinho da festa em que ela será uma das estrelas principais.
Para estar linda no baile, toda garota já começa a pensar no vestido perfeito meses antes do acontecimento, pesquisando modelos e decidindo se irá comprá-lo pronto ou encomendar a peça numa costureira ou estilista.
Na hora de decidir, vale lembrar que este evento não é um marco somente na sua vida, como também é um momento importante para a sua família que estará lá prestigiando essa fase inesquecível de sua trajetória na escola ou faculdade. Portanto, não exagere demais na sensualidade do vestido que pode deixar o look vulgar.
Existem modelos que podem ser sensuais na medida certa, sem deixar a elegância de lado. Um decote bonito sem exagero ou uma fenda discreta já deixam o visual incrível sem mostrar demais. Confira abaixo mais algumas dicas que o TodaEla selecionou para você escolher o vestido perfeito.

Modelos e tecidos

Modelos clássicos nunca saem de moda - Fonte: Asos e Blush Prom
Há uma grande variedade de tecidos que são ideais para os vestidos de festa como o cetim, seda, mousseline, crepe, chiffon e tafetá. Os detalhes ficam por conta de bordados de miçangas, brocados, babados, laços e renda.
Vale sempre experimentar diversos modelos com texturas diferentes para verificar qual tem o melhor caimento no seu corpo. Os tecidos mais finos como cetim, seda e chiffon devem ser usados em vestidos com caimento mais fluido, ou seja, mais soltinho, que não fique colado ao corpo.
Esta, aliás, é uma regrinha que vale para manter sempre a elegância do modelo: não escolha um vestido que fique muito justo ou apertado, principalmente se você tem o biótipo de corpo mais cheinho, pois isso pode acabar comprometendo o visual.
Modelos curtinhos dão um ar moderno e estiloso - Fonte: Asos
Atualmente, as tendências de modelagens para os vestidos de formatura estão bem diversificadas, sendo que é possível escolher entre os longos clássicos, os curtinhos e até os chamados modelos “midi” que possuem o comprimento abaixo do joelho. Todos esses estilos, se bem escolhidos, podem deixá-la com um visual lindo e supersofisticado para a sua festa.
Os decotes também estão bem democráticos, possibilitando escolhas entre os modelos de alcinha, frente única, alça de um ombro e o tomara-que-caia que sempre é sucesso certo entre as formandas.
Os decotes profundos nas costas também ficam lindos em muitos modelos de vestidos, mas é importante dosar: se há um decote grande nas costas, prefira o colo mais fechado. Entretanto, existem alguns modelos que se adaptam melhor a alguns biótipos, confira abaixo algumas dicas:
  • Baixinhas: Além do sapato ou sandália de salto que já dão aqueles centímetros a mais na altura, existem truques na roupa que podem alongar mais a silhueta das baixinhas. Uma boa ideia é escolher vestidos com a cintura alta que proporcionam esse feito. Modelos com decote V também alongam o corpo;
  • Cintura larga: Se você quer fazer a sua cintura parecer mais fina, escolha um modelo de vestido que possua faixas ou amarrações nessa área;
  • Seios pequenos: Detalhes plissados e drapeados na região do busto fazem com que ele pareça mais volumoso;
  • Seios grandes: Prefira os vestidos com decotes quadrados que dão mais sustentação aos seios, deixando o visual bonito e sofisticado;
  • Barriguinha: Quem tem uma barriguinha saliente, é importante investir em vestidos com tecidos mais firmes e estruturados que disfarçam o volume da região. Os mais indicados são o tafetá e o shantung.

Cores

Fonte: Blush Prom
A formatura é um dia alegre e festivo, portanto, você pode aproveitar para escolher um modelo com uma cor vibrante como o pink, vermelho, amarelo e o laranja que está super em alta nesta temporada. E, se você estiver com aquele bronzeado em dia, esses tons ficam ainda mais bonitos em contraste com a sua pele.
Outras cores que ficam lindas nos vestidos são o azul turquesa e o petróleo, o tom berinjela, os nudes, os azulados mais clarinhos e até os pretos, entretanto, se escolher essa última tonalidade, prefira “alegrá-la” com algum detalhe de brilho ou cor.
Modelos estampados são excelente opções para quem quer fugir da monocromia - Fonte: Blush Prom
Uma tendência que está fazendo sucesso nos bailes de formaturas e outras festas de gala são os vestidos com tecidos estampados. De modelos mais volumosos aos mais ajustados, os vestidos com estampa podem deixar o visual superelegante, alegre e moderno. Os desenhos podem ser de tonalidades aquareladas, florais ou mesmo geométricas.
Outra tendência que também chegou aos vestidos de formatura é o Color Blocking em que a parte de cima do tronco pode ser de uma cor diferente da parte da saia.

Sapatos e acessórios

Fonte: Capodarte
Como a maioria das formaturas no Brasil acontece nos meses de verão, as sandálias são as mais escolhidas para combinar com o vestido. Além de bonita, é importante escolher um modelo que seja bastante confortável, pois com certeza você ficará muito tempo de pé durante a cerimônia inicial e, é claro, dançando a noite toda.
Os sapatos fechados ou de estilo Chanel, pumps e meia-pata também são boas escolhas para calçar na sua formatura. No entanto, seja prevenida para nada incomodar nessa noite e leve na sua bolsa alguns curativos adesivos caso o sapato machuque um pouco.
Fonte: Acessorize
Para carregar um batom, rímel, gloss, celular ou dinheiro, se necessário, escolha uma clutch estilosa ou uma bolsa carteira que combine com o seu vestido. Não há a necessidade de ser da mesma cor, mas de um tom que fique harmonioso com a peça. Você pode escolher também um modelo com brilho para dar um toque glamouroso no visual. Modelos dourados estão super em alta.

Noite de festa

Se você ainda tem bastante tempo antes de seu baile de formatura, aproveite para experimentar diversos modelos, pesquisar preços, tecidos e cores. Assim, você pode ter uma boa base para saber exatamente o modelo que ficará lindo no seu corpo.
Mas, lembre-se de que o importante é que você se sinta bem e confortável com seu vestido para curtir da melhor forma uma das noites mais inesquecíveis de sua vida.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/moda/o-vestido-de-formatura-perfeito-para-voce