sexta-feira, 6 de abril de 2012

O vestido de formatura perfeito para você

Os looks de celebridades sempre são boas inspirações para escolher um modelo - Fonte: Getty Images
Seja para comemorar a conclusão do Ensino Médio ou da universidade, o baile de formatura é sempre um evento cercado de expectativas. Neste grande dia, a formanda deseja comemorar os seus anos de estudo ao lado de seus amigos, sua família e, é claro, aproveitar cada minutinho da festa em que ela será uma das estrelas principais.
Para estar linda no baile, toda garota já começa a pensar no vestido perfeito meses antes do acontecimento, pesquisando modelos e decidindo se irá comprá-lo pronto ou encomendar a peça numa costureira ou estilista.
Na hora de decidir, vale lembrar que este evento não é um marco somente na sua vida, como também é um momento importante para a sua família que estará lá prestigiando essa fase inesquecível de sua trajetória na escola ou faculdade. Portanto, não exagere demais na sensualidade do vestido que pode deixar o look vulgar.
Existem modelos que podem ser sensuais na medida certa, sem deixar a elegância de lado. Um decote bonito sem exagero ou uma fenda discreta já deixam o visual incrível sem mostrar demais. Confira abaixo mais algumas dicas que o TodaEla selecionou para você escolher o vestido perfeito.

Modelos e tecidos

Modelos clássicos nunca saem de moda - Fonte: Asos e Blush Prom
Há uma grande variedade de tecidos que são ideais para os vestidos de festa como o cetim, seda, mousseline, crepe, chiffon e tafetá. Os detalhes ficam por conta de bordados de miçangas, brocados, babados, laços e renda.
Vale sempre experimentar diversos modelos com texturas diferentes para verificar qual tem o melhor caimento no seu corpo. Os tecidos mais finos como cetim, seda e chiffon devem ser usados em vestidos com caimento mais fluido, ou seja, mais soltinho, que não fique colado ao corpo.
Esta, aliás, é uma regrinha que vale para manter sempre a elegância do modelo: não escolha um vestido que fique muito justo ou apertado, principalmente se você tem o biótipo de corpo mais cheinho, pois isso pode acabar comprometendo o visual.
Modelos curtinhos dão um ar moderno e estiloso - Fonte: Asos
Atualmente, as tendências de modelagens para os vestidos de formatura estão bem diversificadas, sendo que é possível escolher entre os longos clássicos, os curtinhos e até os chamados modelos “midi” que possuem o comprimento abaixo do joelho. Todos esses estilos, se bem escolhidos, podem deixá-la com um visual lindo e supersofisticado para a sua festa.
Os decotes também estão bem democráticos, possibilitando escolhas entre os modelos de alcinha, frente única, alça de um ombro e o tomara-que-caia que sempre é sucesso certo entre as formandas.
Os decotes profundos nas costas também ficam lindos em muitos modelos de vestidos, mas é importante dosar: se há um decote grande nas costas, prefira o colo mais fechado. Entretanto, existem alguns modelos que se adaptam melhor a alguns biótipos, confira abaixo algumas dicas:
  • Baixinhas: Além do sapato ou sandália de salto que já dão aqueles centímetros a mais na altura, existem truques na roupa que podem alongar mais a silhueta das baixinhas. Uma boa ideia é escolher vestidos com a cintura alta que proporcionam esse feito. Modelos com decote V também alongam o corpo;
  • Cintura larga: Se você quer fazer a sua cintura parecer mais fina, escolha um modelo de vestido que possua faixas ou amarrações nessa área;
  • Seios pequenos: Detalhes plissados e drapeados na região do busto fazem com que ele pareça mais volumoso;
  • Seios grandes: Prefira os vestidos com decotes quadrados que dão mais sustentação aos seios, deixando o visual bonito e sofisticado;
  • Barriguinha: Quem tem uma barriguinha saliente, é importante investir em vestidos com tecidos mais firmes e estruturados que disfarçam o volume da região. Os mais indicados são o tafetá e o shantung.

Cores

Fonte: Blush Prom
A formatura é um dia alegre e festivo, portanto, você pode aproveitar para escolher um modelo com uma cor vibrante como o pink, vermelho, amarelo e o laranja que está super em alta nesta temporada. E, se você estiver com aquele bronzeado em dia, esses tons ficam ainda mais bonitos em contraste com a sua pele.
Outras cores que ficam lindas nos vestidos são o azul turquesa e o petróleo, o tom berinjela, os nudes, os azulados mais clarinhos e até os pretos, entretanto, se escolher essa última tonalidade, prefira “alegrá-la” com algum detalhe de brilho ou cor.
Modelos estampados são excelente opções para quem quer fugir da monocromia - Fonte: Blush Prom
Uma tendência que está fazendo sucesso nos bailes de formaturas e outras festas de gala são os vestidos com tecidos estampados. De modelos mais volumosos aos mais ajustados, os vestidos com estampa podem deixar o visual superelegante, alegre e moderno. Os desenhos podem ser de tonalidades aquareladas, florais ou mesmo geométricas.
Outra tendência que também chegou aos vestidos de formatura é o Color Blocking em que a parte de cima do tronco pode ser de uma cor diferente da parte da saia.

Sapatos e acessórios

Fonte: Capodarte
Como a maioria das formaturas no Brasil acontece nos meses de verão, as sandálias são as mais escolhidas para combinar com o vestido. Além de bonita, é importante escolher um modelo que seja bastante confortável, pois com certeza você ficará muito tempo de pé durante a cerimônia inicial e, é claro, dançando a noite toda.
Os sapatos fechados ou de estilo Chanel, pumps e meia-pata também são boas escolhas para calçar na sua formatura. No entanto, seja prevenida para nada incomodar nessa noite e leve na sua bolsa alguns curativos adesivos caso o sapato machuque um pouco.
Fonte: Acessorize
Para carregar um batom, rímel, gloss, celular ou dinheiro, se necessário, escolha uma clutch estilosa ou uma bolsa carteira que combine com o seu vestido. Não há a necessidade de ser da mesma cor, mas de um tom que fique harmonioso com a peça. Você pode escolher também um modelo com brilho para dar um toque glamouroso no visual. Modelos dourados estão super em alta.

Noite de festa

Se você ainda tem bastante tempo antes de seu baile de formatura, aproveite para experimentar diversos modelos, pesquisar preços, tecidos e cores. Assim, você pode ter uma boa base para saber exatamente o modelo que ficará lindo no seu corpo.
Mas, lembre-se de que o importante é que você se sinta bem e confortável com seu vestido para curtir da melhor forma uma das noites mais inesquecíveis de sua vida.
Fonte: http://todaela.uol.com.br/moda/o-vestido-de-formatura-perfeito-para-voce

Nenhum comentário:

Postar um comentário